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Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é uma proposta que busca desenvolver o protagonismo do estudante na construção de seu conhecimento, integrada aoprojeto de vida, permitindo desenvolver competências e habilidades que fortaleçam as aprendizagens para o ingresso na universidade e para os desafios do mundo contemporâneo e profissional.  

O Currículo do Novo Ensino Médio tem uma parte comum com as áreas do conhecimento que todos os estudantes devem acessar. Já a parte flexível é chamada de Itinerários Formativos. Nestes itinerários, o aluno poderá escolher as áreas que têm interesse em se aprofundar, considerando as suas aspirações.

 As matrizes de referência curricular do Novo Ensino Médio foram construídas na perspectiva de áreas de conhecimento e módulos do itinerário formativo, baseado no desenvolvimento de competências.

No SESI Amapá, o aluno pode optar pelo Itinerário da área de conhecimento de Ciências da Natureza para fazer esse aprofundamento de estudo. Além disso, ele tem a possibilidade de concluir a educação básica e, ainda, um curso técnico profissional, ao optar por um dos itinerários de formação técnica em parceria com o SENAI.

Na prática, o aluno que faz a escolha pelo curso técnico, ao longo dos três anos escolares, faz a seguinte trilha:

1ª série – formação geral (SESI) + módulo mundo do trabalho (SENAI);

2ª série – formação geral (SESI) + módulo integrador (SENAI) e

3ª série – formação geral (SESI) + módulo específico (SENAI).