O Serviço Social da Indústria (SESI), criado pelo Decreto – Lei nº 9.403 de 25 de junho de 1946, é uma entidade de direito privado. Tem por objetivo pesquisar, planejar e executar planos que venha contribuir para o bem-estar social e o desenvolvimento dos industriários e trabalhadores de atividades afins. Mantém, entre outros, o serviço educacional que trabalha integrado com os demais, assim como em união de esforços com a família e a comunidade. Mantida pelo SESI, do qual é parte, a escola desenvolve seu plano de trabalho segundo, também, normas do SESI, sendo as últimas publicadas no documento Nacional, em Brasília.
O SESI surgiu no Território Federal do Amapá, na Capital, em 1960, tendo como primeiro administrador José Alves Pessoa. Até o fim de 1970 este estabelecimento chamou–se Escola do SESI, passando, no ano seguinte à Escola Visconde de Mauá como homenagem prestada a Irineu Evangelista, Visconde Mauá, incentivador da indústria no Brasil.
A Escola Visconde de Mauá oferece atualmente os seguintes níveis e modalidades de ensino: Educação Infantil (pré-escola), Ensino Fundamental 1° ao 9° ano, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (Ensino Médio) articulado com educação profissional do SENAI/AP (Qualificação Profissional).
As Etapas de Ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio estão organizados, em conformidade aos dispositivos da Resolução CNE/CEB 03/2005, Lei 11.274/2006 e da Lei 12.796/2013.
A Modalidade EJA é ofertada conforme o artigo 24 da LDB (9394/96) e vinculada ao Parecer nº 50.2019.CEE.AP/SESI, aprovado em 18 de dezembro de 2019, o qual autoriza o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos – EJA - Ensino Médio/ EAD, bem como validação de estudos anteriores.
A Escola Visconde de Mauá funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo aproximadamente 1.807 alunos com matrícula efetiva em 2024.
Cabe destacar que a educação, não sendo a única atividade de importância do SESI-AP, é uma prioridade no conjunto dos serviços voltados ao bem-estar dos trabalhadores e seus dependentes, merecendo a concentração de esforços para o fortalecimento e suporte aos programas implantados em todos os níveis e modalidades de ensino. Assim é que na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além do desenvolvimento de um currículo de qualidade, há o suporte de atividade de esporte, lazer, cultura, educação tecnológica e oferta de alimentação escolar para alunos até o 5º ano, do Ensino Fundamental.
A trajetória do SESI/AP tem sido pela contribuição na oferta de serviços educacionais às crianças, jovens e adultos, dividindo com o poder público a responsabilidade no atendimento à demanda por Educação e assim cumprindo a Missão do Serviço Social da Indústria no Estado do Amapá que é: Incentivar um ambiente sustentável aos negócios, por meio da promoção da educação básica e saúde e segurança, contribuindo para a competitividade da indústria no Amapá.