Metodologia SESI STEAM
A metodologia SESI STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics) é uma abordagem educacional que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de forma interdisciplinar a fim de preparar os alunos para os desafios do século 21, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.
Essa metodologia promove o aprendizado prático e aplicado, no qual os estudantes são incentivados a trabalhar em projetos reais e a aprender de forma colaborativa.
Principais características da metodologia SESI STEAM
Aprendizado baseado em projetos
Os alunos aprendem por meio da criação de projetos que integram as várias áreas do STEAM. Esses projetos muitas vezes abordam problemas do mundo real, desafiando os estudantes a desenvolverem soluções inovadoras.
Interdisciplinaridade
A metodologia STEAM busca a interconexão entre as diferentes áreas do conhecimento, incentivando os estudantes a verem como ciências, tecnologia, artes e matemática se relacionam e se complementam na solução de problemas.
Aprendizado ativo
Os alunos têm um papel central no processo de aprendizagem, sendo incentivados a pesquisar, experimentar, prototipar e testar suas ideias, em vez de apenas receberem o conhecimento de forma passiva.
Integração das Artes
Além das áreas tradicionais de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), a metodologia do SESI adiciona a componente Artes para estimular a criatividade, a expressão pessoal e o design, elementos fundamentais para a inovação e a criação de soluções funcionais e atraentes.
Desenvolvimento de habilidades do século 21
A metodologia STEAM promove competências como pensamento crítico, colaboração, comunicação, inovação e habilidades tecnológicas, que são essenciais para o mercado de trabalho contemporâneo e os desafios globais.
Tecnologia e Inovação
A tecnologia desempenha um papel central no STEAM, com os alunos utilizando ferramentas digitais e tecnológicas em seus projetos, como programação, robótica, impressão 3D e modelagem computacional.
Robótica de competição
A robótica de competição do SESI é uma iniciativa educacional para estimular o interesse de jovens por ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) por meio de competições robóticas. Essas competições têm diferentes categorias, cada uma voltada para faixas etárias e níveis de conhecimento distintos.
FLL (FIRST Lego League)
A FLL é voltada para estudantes de 9 a 16 anos e nela os participantes constroem e programam robôs utilizando blocos LEGO e o kit LEGO Mindstorms. O desafio anual da FLL é dividido em três partes:
Projeto de Inovação
Os alunos propõem uma solução inovadora para um problema real relacionado ao tema do ano.
Design de Robô
Os estudantes constroem e programam robôs que realizam missões em um tapete de competições.
Core Values (Valores fundamentais)
Os times são avaliados por sua capacidade de trabalho em equipe, cooperação e resolução de problemas.
FTC (FIRST Tech Challenge)
A FTC é voltada para estudantes do ensino médio entre 14 a 18 anos. Nesta categoria, os times constroem robôs mais complexos usando peças e componentes mais avançados que os da FLL. Os robôs precisam realizar uma série de tarefas em um ambiente competitivo. Diferente da FLL, os robôs da FTC não são feitos de LEGO e os participantes têm maior liberdade para personalizar suas criações. O foco é no aprendizado técnico e em habilidades de resolução de problemas.
F1 in Schools
O programa F1 in Schools é uma competição internacional de design e engenharia em que estudantes projetam, constroem e competem com modelos em miniatura de carros de Fórmula 1. Esses carros são movidos por CO₂ e devem percorrer uma pista em alta velocidade. Além da corrida, os times são avaliados pelo design do carro, pela pesquisa realizada e pela apresentação do projeto. O foco é em aerodinâmica, fabricação e trabalho em equipe. A competição é realizada em diferentes faixas etárias, e o SESI tem sido um dos maiores incentivadores dessa modalidade no Brasil.
FRC (FIRST Robotics Competition)
A FRC é a mais avançada das competições, direcionada para estudantes do ensino médio. Nessa categoria, os times devem projetar, construir e programar robôs de grande porte (de até 55kg) para realizar tarefas específicas em um campo de jogo. A competição é extremamente técnica, envolvendo programação, engenharia mecânica e elétrica.